quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CARTA DE PRINCÍPIOS


Teresina, 22 de Outubro de 2010.



Ao Excelentíssimo Senhores.
MD. Candidatos ao Governo do Estado do Piauí
Nesta


                          Nós, Artistas e  Produtores Culturais do Piauí, reunidos no Encontro das Artes do Piauí realizado neste data, no auditório do Sebrae, localizado na avenida Campo Sales, s\n Teresina-Pi, com o objetivo de fazer um diagnostico da cultura piauiense e propor políticas publicas  para o setor, levamos ao conhecimento de V.Sa. o que se segue:

CONSIDERANDO os princípios expressos na Convenção Internacional sobre a diversidade cultural da UNESCO e a crença no potencial da criatividade do nosso povo como importantes instrumentos para desenvolvimento cultural e afirmação da nação brasileira;

CONSIDERANDO que a revolução tecnológica na era da convergência digital
constitui sem dúvida o maior avanço da humanidade nos últimos séculos. Tão
grande ou maior que a velocidade das transformações, são os desafios a serem enfrentados, com paradigmas que apontem também para a profunda transformação do homem. Precisamos ousar. Precisamos sonhar e agir sem medo de transformar o sonho em realidade. É preciso, sobretudo unir a sociedade para as grandes transformações necessárias em todas as áreas do conhecimento humano.É longo o caminho a ser percorrido, muito já foi feito, muito mais há por fazer.

CONSIDERANDO que a cultura é veiculo de transformação dos povos;  

CONSIDERANDO que o Estado do Piauí tem 224 municípios, e que em 95% destes municípios, existe uma carência total de equipamentos culturais, o que prejudica sobre maneira o desenvolvimento cultural do seu povo, levando a baixa estima e a pobreza de criação e imaginação;

CONSIDERANDO que a Fundação Cultural do Piauí, órgão de desenvolvimento de políticas publicas na área da cultura do Estado do Piauí, tem  dificuldade em execultar as ações a ela atribuídas.
Levamos ao conhecimento de V.sa. nossos anseios e nossas propostas, como carta de principio, para sua consideração e futura utilização em seu plano de governo na área da cultural
 
Encontro de Artes/ Piauí - 22 de outubro de 2010
 CARTA
DE PRINCÍPIOS
 
01 - Criação de Edital de Fomento à Cultura para todas as áreas;

02 - Criação da Secretaria de Estado da Cultura;

03 - Dotação de 1% do orçamento do Estado destinado à Cultura;
           
04 - Afirmar a importância da TV ANTARES na estrutura do audiovisual no estado ampliando e realizando a manutenção do seu parque de equipamentos e fortalecimento da cultura piauiense e da TV Pública no Estado.

05 - Aquisição, revitalização, potencializarão e modernização imediata do Cine Rex, símbolo e representante maior do cinema no Piauí .

06 - Pólo do Audiovisual - criação de um grupo de trabalho para pensar estrategicamente a criação do Pólo de audiovisual do Piauí.

07 – Manutenção dos projetos já existentes como; Boca da Noite, Seis e Meia, Cantos do Piauí, Teatro R$ 1,99, Cine mais Cultura, com ampliação e garantia de maior remuneração e estrutura,.

08 - Revitalização do Complexo Cultural Clube dos Diários com a criação do Corredor Cultural da Praça Pedro II, transformando o espaço em uma área de turismo, lazer, entretenimento e cultura.

09 – Realização de Projetos de Circulação através das Artes Integradas nos Municípios.

10 - Criação de uma Escola Técnica de dança.

11 - Concursos Públicos efetivos para profissionais de dança.

12 – Recriação do Salão de Artes Visuais do Piauí

13 - Criação do Museu de Arte Contemporânea.

14 – Sugestão de Perfil do gestor público de cultura:

14.1 – Ter força e articulação política;
14.2 – Ter sensibilidade artística;
14.3 – capacidade de articulação com os segmentos culturais;
14.4 – Ter capacitação de gestão pública na área de cultura.

Assinam este documento as seguintes Entidades;

FORUM DA MUSICA DO PIAUÍ
COOPERATIVA DOS MUSICOS DO PIAUÍ
SINDICATO DOS MÚSICOS
SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS DO PIAUÍ
FEDERAÇÃO DE TEATRO DO PIAUÍ
FORUM DE DANÇA DO PIAUÍ
ABD – PIAUÍ
NUCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL JOSÉ MEDEIROS
NUCLEO DE QUADRINHOS DO PIAUÍ

Nenhum comentário: