terça-feira, 28 de outubro de 2008

CINECLUBE NO PIAUI

CINECLUBE NO PIAUÍ:

No Início da Década de 70, com o cinema novo e com suas idéias liberais acerca do poder da união entre imagem e ideologia, incentivou vários amantes do cinema e foi responsável pela criação de cineclubes na Região.

Mas foi com o Cinema Marginal, traduzido por Torquato Neto, que demonstrou força no Piauí. Já na Década de 70, Jovens que participavam dos Cineclubes Teresinense, resolveram por em prática o que viram e ouviram como, Arnaldo Albuquerque, Carlos Galvão, Edwar Oliveira, Paulo José Cunha e Durvalino Couto Filho.

Existia em Teresina o cinema de arte no auditório Herbet Parente sede do DNER, na Av. Miguel Rosa, onde se projetava em 16mm. As pessoas se reuniam, assistiam e debatiam sobre os filmes. Era a única alternativa para os jovens teresinenses.

Na década de 80 foi criado o Grupo Mel de Abelha, no auditório do Colégio São Francisco de Sales ( Diocesano ), onde todos se encontravam para ver as exibições, debater sobre o cinema e como fazer cinema . O Grupo trabalhou juntos durante pouco mais de sete anos e realizou sete filmes em super 8. Desses jovens destacam-se Dácia Ibiapina, Valderi Duarte, Luís Carlos Sales, Socorro Melo e Lorena Rego.

No auditório da Secretaria de cultura do Estado, hoje a FUNDAC na praça da Bandeira aos sábados foi realizado 4 cursos de filmagem em super 8 de 1982 a 1984, tendo como coordenador José Wilson, onde também era realizado exibições de filmes e debates.

No final dos anos 80 o Clube de Vídeo de Teresina em parceria com o SESC na Av. Maranhão fazia exibições em 16mm todas as quartas-feiras e na quintas e sextas-feiras as exibições eram feitas nos bairros periféricos da cidade sempre acompanhado de palestras e debates sobre cinema. Em agosto de 1994, foi transferido o Clube de Vídeo de Teresina da Fundação Monsenhor Chaves foi transferido para a Casa da Cultura de Teresina, restaurada no imponente casarão da Praça Saraiva, com Sala de Vídeo - com 50 lugares e uma videoteca abrangendo documentário, filmes de longa e curta metragem e clipes.

ABD-PI ( Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí ). Entidade fundada em 2002, a e com a legalização em 2005, teve aprovado no Ministério da Cultura o Convênio MINC 747/2005 do Ponto de Cultura ABD/Antares, nesse convênio foi incluído a compra de equipamento de exibição surgindo assim o Cineclube ABD/ANTARES. Desenvolveu-se o projeto de Cinema na Rua. Que consiste na exibição e discussão de filmes piauienses nos bairros da cidade de Teresina e mostras itinerantes por várias cidades do Estado do Piauí. Todas as sextas-feiras, no horário de 18h sendo exibido trabalhos de produção local na sede da ABD, que se localizava no prédio anexo à TV Antares no bairro Monte Castelo, e uma vez por mês a exibição acontecia em um bairro da periferia de Teresina.

Em outubro de 2006, o Ponto de Cultura ABD/ANTARES começa através de parcerias, levar suas oficinas de capacitação audiovisual para o Território “Serra das Confusões”. Para fortalecer as ações de cultura, notadamente nas áreas audiovisual e digital e para implementar Políticas Públicas para Juventude no campo da Economia da Cultura e sua transversalidade, promovendo o protagonismo e empoderamento dos jovens multiplicadores na concepção, gestão e usufruto dos bens materiais e imateriais gerados nessas políticas. Durante 04 dias os 10 municípios do entorno da serra recebem oficinas de capacitação e participaram de exibições de mostras de filmes Piauienses em praça pública.

As Oficina além de capacitar tecnicamente os jovens e integrá-los culturalmente oferece como resultado um documento de alta qualidade e baixo custo, realizado pelos próprios jovens, com o apoio dos oficineiros.

Em 2007 com a aprovação no edital da Rede Olhar Brasil do Convênio MINC/SE 027/2006, é criado o Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, administrado pela Fundação Rádio e Televisão ANTARES e coordenado pela ABD-PI dando mais reforço para o Cineclube ABD/Antares.

Mudamos para nossa sede definitiva na rua Jônatas Batista 841 (centro / norte), onde também funciona a Escola Técnica de Teatro Prof. Gomes Campos, com o apoio dos alunos da escola, elegemos uma diretoria para o CINECLUBE ABD-PI, começamos a exibir filmes as quartas-feiras na sala de exibição da ABD/PI, com isso nossos jovens começaram a ver mais cinema e estudar a interpretação para atores sobre o ponto de vista cinematográfico.

Um comentário:

Lydiana Melo disse...

ESTE MOVIMENTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O FORTALECIMENTO DE NOSSA CULTURA NO PIAUÍ, E NO BRASIL. TAMBÉM É UMA FORMA DE VALORIZAR O NOSSO CINEMA BRASILEIRO.